Publicado em 22.10.2018 às 11:02

Educação é a base para o desenvolvimento

Não se faz educação isolada do mundo real, muito menos do desafio do trabalho e desenvolvimento econômico. Tudo está integrado. Razão pela qual a qualidade do ensino é requisito fundamental para influenciar a formação de um círculo empreendedor e de cidadãos com melhor noção de capital social, pertencimento e engajamento positivo no ambiente de sua cidade e região.

“Educação, tecnologia e empreendedorismo devem ser uma obsessão para os municípios. Exemplo é o Vale do Sinos. Ou a região se torna pós-industrial flexível, com forte presença de indústria 4.0 e serviços internacionalizados, ou não conseguirá acompanhar o fluxo econômico e vai administrar um empobrecimento relativo pelas próximas décadas”, frisa o economista leopoldense Gustavo Grisa, sócio da Agência Futuro, de São Paulo.

Grisa, um dos principais especialistas brasileiros em inovação pública e economia urbana, faz uma análise sobre a educação e sua relação com o desenvolvimento das cidades, propósito do Educação em 1o Lugar, projeto do Instituto São Leopoldo 2024 e Grupo Sinos que busca a melhoria dos indicadores do ensino nos 52 municípios dos Coredes Rio dos Sinos, Rio Caí, Paranhana/Encosta da Serra e Região das Hortênsias, mais Cachoeirinha e Gravataí.

REGIÃO PRECISA GERAR “CÉREBROS”

O Vale do Sinos se desenvolveu com base em uma indústria tradicional que não exigia alta escolaridade e era empregadora massiva. Mas isso é coisa de 30 anos atrás. Estamos vivendo e sofrendo com um hiato. Não é à toa que a participação da região no PIB brasileiro caiu pela metade entre 1985 e 2015. Por essa razão que, antes tarde do que nunca, a educação é a tábua de sobrevivência para a região, que precisa gerar “cérebros” e ter capacidade de retê-los: sem qualidade no ensino, não há chances de se alcançar uma economia de alta produtividade, como o futuro do Vale do Sinos requer.

"Ou a região se torna pósindustrial flexível, ou não conseguirá acompanhar o fluxo econômico e vai administrar um empobrecimento relativo pelas próximas décadas."

O economista Gustavo Grisa também liderou mais de 30 projetos de inovação e gestão pública em todo o Brasil. Escreveu o livro “RS-Sem Medo do Futuro”, em 2009, e colaborou com a Visão Estratégica 2016 do Instituto São Leopoldo 2024, em 2011. Também coordenou tecnicamente o projeto RS 2030, da Famurs, e ajudou a formatar os “Agentes de Desenvolvimento” em mais de 1.500 cidades brasileiras, além de ter sido consultor do programa Desenvolvimento Econômico Territorial do Sebrae Nacional.

A QUALIDADE EM PONTOS

O ensino básico deveria focar alguns pontos para obter melhor qualidade. Pedagogia inovadora é um deles, pois não é possível que as escolas ensinem da mesma forma que aprendemos há 40 anos. Ambientes adequados nas escolas; investimento em formação de professores e gestores de escolas; condições de trabalho, saúde e bem-estar dos educadores; maior envolvimento das famílias ( a escola não substitui o engajamento da família na educação); avaliação de desempenho das escolas; engajamento dos professores e educadores na comunidade são questões que devem estar em evidência. O salário de professores é importante, mas não o determinante final: o município de Porto Alegre, por exemplo, tem um dos salários mais altos do Brasil e registra mau desempenho na qualidade de ensino.

Era da indústria 4.0

A economia de base tecnológica é fundamental. Mas as coisas precisam ser construídas com competência. Municípios da região deveriam estar entrando em uma era pós-industrial, ou na era da indústria 4.0. Isso significaria a consolidação dos polos tecnológicos existentes e uma industrialização ou reindustrialização seletiva, com base em indústria intensiva em conhecimento, automatização e conectividade. Mais do que infraestrutura, principalmente em telecomunicações e turismo de negócios, isso exige recursos humanos com raciocínio lógico desenvolvido, domínio de idiomas e capacidade de flexibilidade e alternância entre indústria e serviços, empreendedorismo e emprego.

Acesse:

www.educacaoem1lugar.com.br

www.isl2024.org.br

www.brasilalemanha.com.br