Publicado em 27.08.2018 às 16:54

Educação é caminho para o sucesso

Criativos, transformadores e sem medo de explorar algo novo, ainda mais quando o assunto é tecnologia, crianças e adolescentes agem, naturalmente, sob o signo do empreendedorismo. Afinal, todos nascem com potencial para empreender. Porém, esta capacidade corre o risco de ser perdida ao longo da vida se não for estimulada. Há décadas com esta visão, o repertório do Senac-RS tem sido a geração de novas experiências e a descoberta de talentos. Além de preparar jovens para o mercado, abre caminhos profissionais para que possam enfrentaro mundo competitivo.

Entre as inúmeras plataformas de conhecimento difundidas pelo Senac-RS uma ganha maior dimensão física: a 9a Feira de Projetos e Mostra de Inovação, que acontecerá de 29 a 31 de agosto no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Ao todo, serão apresentados 90 trabalhos de alunos e colaboradores de 40 escolas, duas faculdades e 23 unidades da instituição de todo o Rio Grande do Sul.

“Esta iniciativa é um estímulo à educação, ao empreendedorismo e à inovação”, afirma o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa. Segundo ele, a educação e a produção intelectual são peças chaves para o desenvolvimento de qualquer nação. “Nosso compromisso é contribuir de forma efetiva com a qualidade da educação, preparando pessoas para o mercado e para a vida profissional”, complementa.

Feira de Projetos e Mostra de Inovação apresentam diferenciais desde a 1a edição

Soluções voltadas à realidade

Ao estimular professores e estudantes a pensarem em soluções inovadoras, trazendo a educação profissional para a realidade do mercado e do mundo do trabalho, o Senac-RS se propõe a encontrar novas fórmulas que possam ajudar no desenvolvimento das empresas do comércio de bens, serviços e turismo. “Nossa instituição de ensino atua com um modelo pedagógico para instigar projetos integradores.”

Ao incentivar a produção científica e o empreendedorismo, em todos os níveis de ensino, os estudantes participantes da 9ª Feira de Projetos e Mostra de Inovação serão avaliados por uma bancada de juízes.

No formato de arena, os avaliadores poderão visualizar todas as equipes para pontuar, com olhos críticos, as soluções inovadoras.

Paralelamente, acontecerá a Mostra de Inovação, que apresentará ideias desenvolvidas pelos colaboradores da instituição. “Temos problemas novos, novas tecnologias, novos perfis de estudantes. O atual mundo do trabalho exige que os profissionais tenham uma visão proativa. Queremos que os projetos, que versam sobre gestão, comércio, tecnologia da informação, gastronomia, hospitalidade, lazer, saúde e moda, entre outros segmentos, virem realidade”, enfatiza Da Rosa.

"A Feira de Projetos destaca trabalhos de maior poder empreendedor, pois o cenário exige pessoas que possam empreender e contribuir na solução de problemas para a sociedade como um todo."

José Paulo da Rosa - Diretor Regional do Senac-RS

Da base à inserção no mercado

Repensar e qualificar o ensino, desde a sua base (educação infantil) até a inserção no mercado, seja por cursos técnicos ou graduação, é a proposta que movimenta o Educação em 1o Lugar, inciativa do Instituto São Leopoldo 2024 e Grupo Sinos. O projeto, com extensão até 2024, ano do Bicentenário da Imigração Alemã, busca a melhoria do ensino, consequentemente nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos 52 municípios dos Coredes Rio dos Sinos, Rio Caí,  Paranhana/Encosta da Serra e Região das Hortênsias, mais Cachoeirinha e Gravataí.

A PROGRAMAÇÃO

29/08 - Quarta-feira

11h às 12h -Abertura Oficial da Feira de Projetos

14h - Abertura para visitação

14h - Palestra com Juliano Murlick, padrinho da Feira de Projetos e CEO da empresa Triider

18h - Encerramento

30/8 - Quinta-feira

9h - Abertura para visitação

9h30 às 11h30 - Apresentação dos trabalhos pelas escolas em formato de pitch

14h às 16h - Apresentação dos trabalhos pelas escolas em formato de pitch

18h - Encerramento

31/8 - Sexta-feira

9h - Abertura para visitação

9h30 às 12h - Palestras SEBRAE: Histórias que inspiram; Projetos de Inovação; Decathlon e Triider

16h - Encerramento da Feira

Acesse:
www.isl2024.org.br
www.brasilalemanha.com.br