Publicado em 25.03.2019 às 08:39

Maratona de Inovação para solucionar demandas das empresas

A inovação na educação deve ser vista como indutora de mudanças. Desde a infância à fase adulta, é preciso ser protagonista e inovarotempo todo - máxima aplicável em sala de aula e também no mercado. Com o apelo de gerar soluções ao setor terciário, o Senac-RS promoveu a Maratona Senac de Inovação, realizada nos dias 11 e 12 de março na Faculdade Senac Porto Alegre.

Durante os dois dias, professores e colaboradores do Senac-RS submeteram a uma banca de avaliadores os projetos focados na melhoria de produtos e serviços. Dos 11 projetos apresentados na Maratona, quatro serão implementados, ainda neste ano, no Grupo Herval, Decathlon, Center Shop e SINDHA. Estas quatro empresas foram selecionadas no Edital de Inovação, aberto em 2018 com o objetivo de captar demandas do segmento do comércio de bens, serviços e turismo.

Além disso, o fomento da inovação norteou as palestras, oficinas e painéis do evento. Temas como Novos Modelos de Negócio, Equipe em Tempos de Vale do Silício eODesafio da Inovação nas Grandes Empresas foram abordados por profissionais de renome do setor e colaboradores da instituição.

PARTICIPE! Também queremos ouvir você! Convidamos professores e estudantes a enviarem sua foto e um depoimento sobre as mudanças que ocorrerão no ensino a partir deste ano. Qual a sua opinião? Encaminhe para educacao1lugar@gmail.com


OS PROJETOS VENCEDORES:

CENTER SHOP:

A EscalaFlex, desenvolvida pela Faculdade Senac Porto Alegre, é uma plataforma web de escala de trabalho, através de recomendação customizável e que utiliza machine learning. O intuito é facilitar a montagem das escalas de trabalho, principalmente aos domingos e feriados, respeitando às regras trabalhistas.

DECATHLON:

O Rad&Cathlon foi desenvolvido pelo Senac Comunidade e pela Faculdade Senac Porto Alegre. O projeto de software tem como objetivo incentivar o transporte, através de bicicletas.

GRUPO HERVAL:

plataforma de apoio com machine learning ao atendimento por PCDs. Desenvolvida pelo Senac Santa Cruz do Sul, a finalidade é promover a inclusão e acessibilidade por meio de capacitação e sensibilização nas empresas.

SINDHA:

O projeto Parkovka POA, desenvolvido pelo Senac Comunidade, busca uma solução para a dificuldade de estacionar no Centro de Porto Alegre.

Projetos na prática

O Senac-RS já entregou outros projetos à comunidade, oriundos de editais anteriores. Um deles é o Acabou a Fila do Buffet, desenvolvido por docentes da Faculdade Senac Porto Alegre e que tem como proposta otimizar o tempo de espera em filas de buffet em eventos, aprimorando o serviço e proporcionando uma experiência positiva para os convidados.

Também neste mês, a instituição entregou o MapMaker para o município de Rolante. Trata-se de uma plataforma digital com mapas interativos em que o turista pode localizar os principais pontos, caminhos e rotas de cicloturismo, além de imagens dos locais e vídeos de moradores. O ato foi selado com um termo de cooperação, assinado pelo diretor do Senac-RS, José Paulo da Rosa; o prefeito da cidade, Regis Luiz Zimmer  e o proprietário do posto Krupp, Paulo Krupp.

“Quando se trata de melhorar a vida da comunidade gaúcha, o Senac vai além. Ajudar no desenvolvimento do Estado é o nosso compromisso e, editais e eventos como esses, mostram o trabalho de toda a instituição, que atua pensando em atender as demandas das empresas do setor de serviços”, afirma o dirigente José Paulo da Rosa. Segundo ele, as ações reafirmam o compromisso de ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional.

Acesse:

www.isl2024.org.br

www.brasilalemanha.com.br